Sempre estive com o IE6 instalado, apesar de ter lançado o IE 7. A verdade é que a última versão do Internet Explorer passou a renderizar bem mais parecido com o Firefox do que com o IE 6, portanto, atualizar o IE para o 7 seria deixar de testar em um browser que dá medo pelos erros que aparecem, além de ser ainda o mais utilizado. Ao finalizar alguns sites, no entanto, consegui sem hack algum fazer visualizar no Firefox 2.x e no IE 6. Depois de um tempo quando estava no PC com um IE7, resolvi entrar no site para “desencargo de consciência”, o resultado foi inesperado: vários erros de layout.

Não há uma maneira de ter os dois no mesmo pc? A resposta é sim. Pesquisando pela internet e pelos blogs mais responsáveis sobre o assunto, encontrei soluções que não vale a pena nem citar aqui, pois são bastante complicadas e requer entrar em configurações do Windows e sem garantia de que vai funcionar. Não me arrisquei, pois para conseguir eu teria que instalar o IE 7. Uma vez instalado, voltar ao estadao anterior e meu antigo IE 6 seria um problema maior.

Então descobri um Software para este fim. Ele se chama Multiples IEs . Com ele, você pode instalar várias versões do Internet Explorer, desde o 3.0 até o 6. Para isto, você deve atualizar seu IE para o 7, e assim fazer a instalação do software pelo site. Há nos comentários do site muita gente relatando alguns bugs, mas na empresa onde trabalho ele foi implantando em todos os computadores para desenvolvedores e funcionou perfeitamente.

Agora tenho em mãos e uma maior segurança após passar pelas versões 6 e 7 do IE. Instalei a versão 5.5 só para rir um pouquinho, pois fazer um site que funcione para ele também é um sofrimento e se você nâo for um “doente” por visualização em “todos” os browsers, você pode instalar só de curiosidade.

3 Replies to “Testando os sites em múltiplos IEs”

  1. Alexandre, já aconteceu exatamente o mesmo comigo: fazer um site e ficar normal no IE e no FF sem hacks (que aliás utilizo muito raramente). Mas quando fui ver no IE7 (pois não são instalados no mesmo computador) levei um susto!! Muita coisa bagunçada!
    Com esse sistema de instalar ambos na mesma máquina, vai facilitar bastante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *