Para os usuários, tanto faz. Para os desenvolvedores o medo de ter mais um browser para ser testado e consequentemente, mais dor de cabeça.

Os usuários pouco se importam para novas versões do IE, pois estes geralmente utilizam o que estiver instalado no sistema operacional. Quem usa outros browsers geralmente teve o trabalho de procurar por sua instalação. Esta iniciativa demonstra o mínimo de conhecimento que muitos usuários não possuem.

Já os desenvolvedores Web, lançamento de um novo browser pela Microsoft não é uma notícia animadora.

Mais uma vez, foram relatados vários bugs de segurança e de interpretação do javascript e CSS. Ainda é cedo para dizer, pois estão na versão beta, mas já dá para prever o que acontecerá.

O IE8 será mais uma preocupação, pois ele aproxima com a API do Firefox, mas ainda está em transição. Todos os esforços da Microsoft em melhorar o IE será com certeza uma cópia do que há de bom em outros browsers.

Fiz a instalação e testes neste novo browser e o que aconteceu foi muitos comportamentos diferente da versão 7 e 6. Sendo assim, muito dos seus scripts terão que ser feitos exclusivamente para o IE 8. Além disso, ainda há dúvidas se realmente o novo browser da microsoft passou no teste ACID (Que verifica as concordâncias com a W3C).

Os seletores CSS 3, muitos já bem suportados no firefox, ficou devendo no IE 8 em alguns testes, como utilizar animações javascript com o opacity. Já foi uma vergonha não suportar estas novas propriedades no 7, continuar assim no 8 é inaceitável, mas quem sou eu para impedi-lo de ser banido do mundo?

Ainda sim sem dúvida o mais problemático de todos é o Internet Explorer 6, que com esse lançamento e com o aumento do uso do sistema operacional vista, será mais utilizado que as versões 7 e 8. Menos dor de cabeça, mas ainda sim, dor de cabeça.

Apesar das infinitas vantagens do Firefox sobre o IE, ele é o browser ainda mais utilizado no mundo, e abaixo vão algumas estatísticas do Market Share:

Estatística sobre browsers

Quais as vantagens do Firefox para o usuário?

  • Mais seguro
    O firefox é muito mais seguro que o IE
  • Extensões
    Existem várias extensões que facilitam a vida do usuário e muito fácil de instalar. Há dicionários, tradutores, corretores ortográficos, integração com outros serviços como o delicious e uma infinidade de utilitários
  • Navegação em abas e restauração de páginas
    Apesar de já existir no IE7, o firefox é precursor da navegação em abas e com ele é possível voltar as mesmas páginas se o computador der problema e voltar para a mesma página caso o usuário a feche sem querer
  • Fácil instalação
    O site de instalação do firefox é muito simples e prático para o usuário

Quais as vantagens do firefox para um desenvolvedor Web

  • Firebug
    A ferramenta mais completa para debugar o que acontece com a página em tempo real
  • Extensões
    Extensões para facilitar a vida do desenvolvedor, como debugadores, validações e integração com ferramenta de ftp

Muitos dessas utilidades estão sendo usadas pela Microsoft para serem aderidas ao Internet Explorer, mas o firefox está sempre com muitos passos a frente.

Portanto, o IE 8 triunfa e sempre triunfará enquanto o Windows ser o sistema operacional predominante e os usuários não tiverem iniciativa de procurar por outros browsers. Para mudar este quadro, precisamos irmos a luta, fazer realmente uma campanha, pois o usuário usa algo inferior e precisa saber disto.

Abaixo algumas campanhas que já acontecem nos EUA:

2 Replies to “Lançamento do IE 8 Beta”

  1. Realmente ainda há duvidas se o ie8 realmente passou no teste do ACID sendo que só o opera e safari passaram totalmente o firefox não passou 100% ;x

    Mas é uma versão beta né? Então vamos esperar para ver o que vai acontecer quando lançarem a oficial.

  2. O lançamento de um novo navegador é uma tremenda dor de cabeça para os desenvolvedores. Já fiz alguns testes com o ie8 e o primeiro problema que vi foi com o opacity no uso do lightbox. A Microsoft, ao meu ver, vem andando para trás em termos de browser. É muito complicado para um desenvolvedor fazer condições no código para tratar três versões de um mesmo browser. O que não é o caso do firefox, que não tem esse problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *