Quando você analisa seu website, uma grande fatia da sua pizza vem de ferramentas de busca? Sua taxa de rejeição é alta? Esses dois fatores estão intimamente ligados, e seus resultados podem ter uma variedade de interpretações. Muitos usuários chegam ao seu site usando ferramentas de busca, acham seu objetivo e logo saem novamente. Algumas vezes outro assunto lhe chama atenção. A maioria deles estão lá somente para um objetivo: consegui a informação que querem, diretamente. Sendo assim, nem sempre taxa de rejeição alta pode ser considerada ruim. Ela em conjunto com grande parte vindo das ferramentas de busca mostram que o usuário consegue o que quer. Quanto mais rápido ele entrou em seu website e saiu, a taxa de rejeição aumentará proporcionalmente. No entanto tudo depende de muita análise, pois ele também pode ter saído por que não era aquele resultado que esperava.

Para se ter um melhor entendimento do quão rápido seu usuário entrou e saiu do seu site, se foi sucesso ou falho, outros números devem ser observados. Um deles é o Robot Replay, que infelizmente possuem uma ótima idéia, mas não funciona bem. Tive vários problemas com ele, mas é muito boa a idéia de ter um sistema web que grava o rastreamento de usuários. O problema é o impacto que isto pode causar na perfomance.

Na mesma medida, se você investe em qualquer tipo de campanha publicitária, deve ser analisado as visitas que são feitas diretamente(alguém simplesmente senta e digita o seu endereço para entrar no website). O resultado esperado é aumentar esta outra fatia de pizza muito importante. Ela muitas vezes mostra que seu site é conhecido e não está limitado a ser somente um resultado na busca realizada.

A web está cada vez mais dinâmica e os resultados de busca dominaram o mercado. Usuários que usam esses sistemas, por exemplo, para realizarem uma simples tarefa, também é utilizado como navegação. Quantas vezes você sabe como chegar em algum conteúdo específico, mas você utiliza o sistema de busca mesmo assim?

Quais são suas fontes de visitas e como vocês interpretam as ações de seus usuários?

2 Replies to “De onde vem suas visitas?”

  1. Olá Alexandre!
    Quando você comenta da performance do site com certeza quis se referir ao consumo de banda, certo? é muito a ponto de ser prejudicial? você ainda usa o Robot Replay?
    Obrigado pela dica

  2. @Samyr: A perfomance pode ser pelo fato de captar os movimentos do mouse do usuário todo o tempo. Não seria de consumo de banda, mas de perfomance no client. Eu desisti de usá-lo por vários problemas que tive, inclusive de não fazer seu objetivo e não mostrar o que o usuário está fazendo. Além disso, muitas vezes nem consigo entrar no site. Mas se tiver alguma consideração e experiência sobre ele sinta-se a vontade de dizer para nós como foi o seu uso da ferramenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *