Atualmente, é possível gerenciar uma startup usando ferramentas digitais criadas por outras startups. Existem produtos sob demanda para atender às diversas necessidades e serviços necessários à sobrevivência de uma startup em diferentes estágios.

Do início do projeto ao desenvolvimento

Existem ferramentas desde a concepção do projeto (como o Trello) até o desenvolvimento (como o Github e o Heroku).

Colaboração, comunidade e open source

As empresas podem trocar entre si soluções técnicas, compartilhando componentes e códigos e até mesmo uma completa infraestrutura.

Amazon, por exemplo, descobriu este potencial e se tornou também uma fonte de serviços de infraestrutura, o Amazon Web Services.

Github

O Github se tornou a maior comunidade Open Source.

Segundo os dados do Angel.co, ela recebeu sucessivamente milhões em investimento. O Github é avaliado em US$ 2 bilhões atualmente.

Com isto, temos o maior repositório de código-fonte no universo, onde até o código da NASA é armazenado.

Através do Github, juntamente com outras ferramentas, é possível gerenciar todo o código remoto e integrar seu repositório a sistemas de automação para colocar o sistema em diversos ambientes, como de teste, desenvolvimento e produção.

Trello

Exemplo do gerenciamento de um projeto no Trello. Foto: trello da truppie.com
A diversidade de formas de integração no Trello

Trello se tornou uma das ferramentas mais simples, práticas e consolidadas para gerenciamento de projetos. Com ele é possível criar quadros que imitam o funcionamento como é realizado no Scrum. Mas as possibilidades são infinitas, basta você adaptá-lo à forma de organização do seu projeto, permitindo o trabalho em equipe.

Integração

Apesar de simples, o Trello é bastante completo e possui diversas integrações, para permitir que seja possível à empresa usar a forma mais adequada para a sua realidade, sem ter que estar preso a uma plataforma específica. O Trello se adapta praticamente a todas ferramentas online, tendo uma forma de integração através de API’s e integrações que podem ser instaladas como extensões. Assim, se você usa o Google Docs como ferramenta para gerenciar seus documentos, eles podem ser facilmente anexados ao Trello e controlar os estágios do desenvolvimento para qualquer projeto.

Trello e Github

Com estas integrações, como a do Trello com o Github, é possível ter uma combinação poderosa onde clientes podem acompanhar o desenvolvimento do projeto. O desenvolvedor pode usar o Github sem ter que ficar se preocupando em repetir informações em diversas ferramentas. Desta integração, é possível acompanhar o andamento dos projetos nas duas plataformas.

Mas você não disse que Github é Open Source?

Sim e não. O Github por si só é uma empresa, mas ela utiliza do Open Source para fornecer seus serviços, que podem ser grátis ou pagos.
O Github possui planos para empresas onde é possível ter repositórios privados e utilizar ferramentas de automação e diversos serviços e até expandir para um modelo Marketplace, onde extensões realizam diversas tarefas para controle do desenvolvimento.

Workflows

Estas integrações não são necessariamente realizadas pelas combinações que citei. Todas as empresas tem os seus workflows para automatizar seus fluxos e as startups estão tentando prover este tipo de solução para facilitar a vida dos diversos tipos de empresas que usam diferentes fluxos de trabalho. O fato é que antes estávamos presos a sistemas dos quais éramos “escravos”, tendo que seguir seus fluxos, e não o contrário.

Zapier automatiza fluxos de trabalho de uma empresa

O Brasileiro Pluga

Pluga se tornou um serviço que mostra mais do que nunca que uma conexão entre ecossistemas de startups também pode ser uma startup dedicada a isto. Ele oferece diversas integrações entre ferramentas para que você tenha a automação dos processos.

Então é possível gerenciar uma empresa totalmente na nuvem?

Bem, ainda esbarramos com barreiras burocráticas com relações entre países. Mas vimos aqui bastantes alternativas para que você possa seguir em frente se quiser trabalhar totalmente com o armazenamento na nuvem, e formas online de gerenciar processos empresariais, gerenciamento de projetos e desenvolvimento. Eu falo um pouco aqui no ideias.me como gerenciar empresas utilizando softwares online.

Sabia que dá até pra gerenciar um condomínio na nuvem?

Um condomínio na Superlógica, um serviço de gerenciamento de condomínio Online
Um condomínio na Superlógica, um serviço de gerenciamento de condomínio Online

Há mais uma questão que enfrentei na prática, em que foi possível consolidar um condomínio usando uma plataforma digital. Este é o futuro da administração de condomínios; é possível enviar pagamentos e realizar votações online.

Startups sem fronteiras usando ferramentas digitais

É possível, então, usar as ferramentas online para favorecer as questões de gestão de uma startup que vão desde sua abertura até a distribuição do serviço de forma descentralizada e, assim, poder explorar as possibilidades de negócios em qualquer lugar do mundo.

[mks_separator style=”solid” height=”2″]

Neste post, você conferiu como gerenciar uma startup com ferramentas digitais. Leia também:

[mks_icon icon=”fa-caret-right” color=”#000000″ type=”fa”] Startups que vieram para romper com as barreiras financeiras
[mks_icon icon=”fa-caret-right” color=”#000000″ type=”fa”] Como abrir uma startup sem fronteiras
[mks_icon icon=”fa-caret-right” color=”#000000″ type=”fa”] As melhores ferramentas para gerenciar sua startup e romper com as barreiras financeiras
[mks_icon icon=”fa-caret-right” color=”#000000″ type=”fa”] Como gerenciar empresas utilizando softwares online [mks_separator style=”solid” height=”2″]

Siga-me também nas redes sociais:

[mks_social icon=”facebook” size=”48″ style=”circle” url=”https://www.facebook.com/alexandremagno.net/” target=”_blank”][mks_social icon=”instagram” size=”48″ style=”circle” url=”https://www.instagram.com/alexanmtz/” target=”_blank”]

[mks_separator style=”blank” height=”2″]

4 Replies to “Gerenciando uma startup com ferramentas digitais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *