Você consegue se imaginar vivendo em um mundo sem toda a tecnologia de que dispomos hoje? Não, não é mesmo? Afinal, tarefas simples e corriqueiras, como enviar mensagens, conversar com amigos, fazer uma pesquisa, acessar notícias ou até mesmo poder comprar sem sair de casa ficariam muito mais difíceis ou impossíveis sem todo o recurso tecnológico atual.

Ora, se utilizamos a tecnologia para facilitar os processos do nosso dia a dia no âmbito pessoal, por que não transpor esse conceito para a gestão do seu negócio? Afinal, em pleno século XXI, insistir em manter a gestão do seu negócio em suporte analógico é muito mais do que apenas perda de tempo e dinheiro: é um verdadeiro non-sense.

Muitos administradores – em especial de pequenos negócios – ainda tem receio de investir em softwares de gestão, mas a verdade é que a tecnologia está aí para simplificar processos que são rotineiros no dia a dia da sua empresa, permitindo um maior controle dos recursos disponíveis, das vendas efetuadas, dos custos e da lucratividade real do seu empreendimento. Por tudo isso, a tecnologia tem um papel fundamental na consolidação de uma equipe de alta performance.

Mas afinal, quais são as características de uma equipe de alta performance?

A primeira coisa que devemos frisar é que uma equipe de alta performance não nasce do dia para a noite: ela é fruto de um trabalho consciente e contínuo por parte do gestor na seleção e treinamento constante da equipe. Isso dito, confira a seguir as principais características de uma equipe de alta performance –

  1. Funcionários motivados: uma equipe de alta performance está sempre motivada. O clima de trabalho é agradável e cooperativo, e existe uma liderança que consegue estabelecer metas e objetivos claros e realizáveis para todos os integrantes da equipe. São peças-chave na manutenção da motivação do seu funcionário o reconhecimento pelo trabalho efetuado (que pode ou não ser um reconhecimento financeiro), o investimento em capacitação e formação, um canal aberto de diálogo que o ajude a lidar melhor com as críticas recebidas. Seu funcionário precisa saber que é parte de um todo que zela por ele e vice-versa.
  2. Equipe especializada: o mercado está em constante evolução e os clientes estão cada vez mais exigentes. Para atender a essa demanda, não basta reunir sua equipe em um único dia de treinamento e torcer para que tudo corra bem nos outros 364 dias. Sua equipe precisa conhecer a fundo o produto/serviço oferecido, bem como todas as etapas envolvidas na sua entrega ao cliente e as opções oferecidas pela concorrência. Treinamentos voltados à postura e ética profissional são igualmente importantes.
  3. Boa comunicação interna: para obter os melhores resultados, seus funcionários precisam se perceber como um time e atuar como tal, o que não é possível sem uma boa figura de liderança, que esteja presente e próxima da equipe constantemente. Além disso, uma equipe de alta performance é uma equipe naturalmente diversa: os funcionários possuem personalidades, experiências, habilidades e formações muitas vezes bem diferentes umas das outras. Ao mesmo tempo, ou talvez justamente por essa diversidade, a equipe apresenta alta capacidade de resolução de conflitos internos, demonstrando uma maleabilidade que é característica essencial para o desenvolvimento da sua empresa.
  4. Senso de responsabilidade: em uma equipe de alto desempenho os funcionários se veem como colaboradores da empresa, assumindo uma parcela da responsabilidade pela manutenção do negócio. Nesse sentido, essa equipe está sempre antenada às tendências do mercado, é participativa na elaboração de propostas de desenvolvimento da empresa e é capaz de reconhecer e trabalhar em cima das limitações de cada membro do time.

Uma empresa que possua uma equipe com as características mencionadas acima, certamente apresentará excelentes resultados, desde que possua também as melhores ferramentas para isso. E, sim, estamos falando de tecnologia.

Qual o papel da tecnologia na gestão de uma equipe de alta performance?

A tecnologia oferece uma infinidade de recursos para otimizar o gerenciamento de uma empresa, incluindo aí seus recursos humanos. Um bom exemplo de sistema ERP para pequenas empresas é o GestãoClick, que permite que sua equipe acesse as informações necessárias para o bom andamento da empresa com maior facilidade, além de fornecer uma série de relatórios que facilitam o processo de tomada de decisões em todas as instâncias.

Ao eliminar planilhas, tabelas impressas e outras formas analógicas de gestão de dados, você garante a segurança das informações da sua empresa, que passam a ser armazenadas na nuvem, e ainda agiliza processos rotineiros como a geração de notas fiscais e o controle de estoques.

O tempo salvo por um bom sistema de gestão online vai permitir que sua equipe se concentre naquilo que é verdadeiramente o essencial: garantir o melhor atendimento ao cliente e levar a sua empresa ao topo.

Este é um texto convidado no blog, onde possibilitamos trocas de informações entre diferentes áreas.


Autora:
 Gabriela Vitória, redatora do GestãoClick, 
software de gerenciamento empresarial que tem o intuito de otimizar o tempo e as atividades de empreendedores. Experimente grátis!

Gabriela Vitória, redatora do Gestão Click

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *