Foi-se o tempo que as empresas possuíam todas o mesmo modelo de negócios. Hoje em dia, é possível se deparar com os mais variados tipos de empresa. Em grande parte, a internet é responsável por isso, uma vez que no mundo virtual as possibilidades são maiores.

E se você deseja saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo e confira 6 modelos de negócios muito lucrativos atualmente. Para tanto, veja os tópicos a seguir.

  • Marketplaces
  • B2B – Business to Business
  • Franquia
  • Startup
  • SaaS – Software as a Service
  • ERP online

1 – Marketplaces

Relativamente novos, os marketplaces são alternativas para quem deseja alavancar a sua conversão em vendas. Tratam-se das grandes lojas virtuais que cedem espaço para empresas menores e físicas. Exemplos são a Americanas, Ponto Frio, Submarino e outras.

A vantagem para quem vende nos marketplaces é a possibilidade de aparecer na vitrine de um grande e-commerce e chegar a consumidores que não conseguiria de outra forma. Mas as taxas costumam ser altas e a logística deve ser muito bem-feita para contralar as vendas e não fazer feio.

2 – B2B – Business to Business

B2B é um modelo de negócio onde seu público-alvo são outras empresas e não o consumidor final. Esse tipo de negócio não é uma novidade, mas é um modelo que nem sempre os empreendedores consideram quando avaliam o tipo de empresa que desejam abrir. Afinal, quando se pensa em público alvo, o mais comum é pensar no consumidor final.

No entanto, atender outra empresa pode ser muito mais lucrativo. De acordo com o seu segmento de mercado, ser fornecedor de um grande negócio pode oferecer mais segurança, melhor negociação de valores, vendas mais volumosas e estabilidade para a sua empresa.

3 – Franquia

Esse tipo de modelo de negócio também já é bem conhecido. Mas, nos últimos anos, a oferta de franquia, inclusive, de pequenas e médias, cresceu exponencialmente. Isso aconteceu porque esse tipo de empreendimento se tornou uma forma de expandir as empresas.

Para muitos empresários, melhor do que abrir uma filial é ter uma franquia, sendo o jeito certo de continuar lucrando com a colaboração de uma rede de franqueados. E quem deseja investir nesse segmento deve avaliar bem qual a marca que mais bem combina com o seu perfil.

4 – Startup

Essa palavra se tornou muito mais popular nos últimos anos, pois o número de negócios desse tipo cresce todos os dias. O melhor exemplo de startups são os aplicativos para celular, que oferecem soluções para as mais diversas necessidades do consumidor.

Esse modelo de negócio se caracteriza pelo crescimento exponencial, pois em pouco tempo costuma ganhar um grande número de clientes que não para de crescer. Outro aspecto é que o investimento pode ser bem baixo, já que depende apenas de um programador.

Claro que para ter sucesso é preciso ser uma ideia realmente inovadora. E o melhor, atualmente, existem muitos investidores para esse tipo de negócio.

5 – SaaS – Software as a Service

Netflix, Paypal e Spotify são alguns exemplos de negócios que possuem como modelo a tecnologia SaaS – Software as a Service. Ou seja, trata-se de programas que podem ser acessados pelos clientes por meio da nuvem, sem que haja a necessidade de serem instalados.

O software como um serviço, a tradução para o nome do modelo de negócio, explica bem o seu diferencial, pois é um serviço oferecido através de um programa. Assim, o cliente pode acessar a qualquer momento e de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.

De acordo com o público alvo que deseja atingir e demais caraterísticas de negócio, pode se tratar ainda de um startup. Pode, ainda, crescer pelo modelo de franquias.

6 – ERP online

Os ERP online, são sistemas de gestão empresarial para empreendimentos de todos os portes e segmentos de mercado, também podem ter um modelo de negócio do tipo Cloud. Para tanto, devem trabalhar na nuvem.

Entram ainda no tipo de negócio B2B, uma vez que atende outras empresas, sendo uma solução eficiente para automatizar procedimentos e informatizar os dados de um negócio. Esse programa também conecta os setores e oferece mais eficiência para a rotina diária.

O GestãoClick é um software ERP online que disponibiliza todas essas funções e muitas outras, como emissão de boleto bancário registrado, emissão de nota fiscal, controle financeiro, etc. Além disso, está se expandindo pelo modelo de revendas.

Para tanto, realiza parcerias com outras empresas e mesmo profissionais que desejam comercializar o seu software ERP.

Autora: Gabriela Vitória, redatora do GestãoClick, software de gerenciamento empresarial que tem o intuito de otimizar o tempo e as atividades de empreendedores. Experimente grátis!

Gabriela Vitória, redatora do Gestão Click

One Reply to “6 modelos de negócio para sua empresa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *