A automação comercial, definida como uma forma de aumentar a eficiência empresarial por meio de métodos diversos e aplicações de elementos tecnológicos, está ganhando cada vez mais destaque entre as empresas — e a gestão na nuvem pode ser o começo dessa mudança tecnológica em seu negócio!

Muitos já a consideram o futuro da área de gestão de negócios por apresentar diversos benefícios. Observe alguns:

  • não há preocupações com infraestrutura;
  • é uma opção econômica;
  • acesso às informações registradas 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • os dados são criptografados e armazenados em servidores protegidos;
  • auxilia a otimização de processos internos.

E então, quer saber por que a sua empresa precisa de uma gestão na nuvem? Continue acompanhando!

Auxilia a redução de custos

No meio empresarial é comum a compra de máquinas, instalação de equipamentos, contratação de profissionais para fazer a manutenção desses aparelhos, implementação de data centers, aquisição de licenças etc.

Com a gestão na nuvem, não é necessário se preocupar com esses custos. Todos os dados ficam armazenados com segurança em um data center moderno, sem necessidade de instalações. As licenças, por sua vez, são de responsabilidade do servidor da nuvem. Geralmente todos os custos do serviço estão incluídos na assinatura mensal.

Ao evitar desperdícios relacionados à questão de infraestrutura, há uma economia significativa do capital da empresa. Além disso, ao melhorar os processos por meio desse sistema, há a redução de custos ao longo do tempo.

Preza pela segurança

Há muitos riscos quando os dados empresariais são armazenados em uma máquina. Os arquivos podem ser infectados, as informações podem ser perdidas, pode haver alguma pane no circuito elétrico, enfim, a segurança apresenta falhas nesse caso.

Já a computação em nuvem preza pela privacidade e pelo armazenamento seguro de informações. Ao ter todos os dados criptografados e armazenados em servidores protegidos, as informações de sua empresa ficam protegidas de vírus e ataques de terceiros.

Além disso, a manutenção e as atualizações do sistema são de responsabilidade do fornecedor e os backups são realizados com frequência para evitar a perda de dados, o que contribui para a redução de riscos.  

Oferece mobilidade

Acompanhar os processos de compras, vendas, produção, faturamento etc. não precisa ser tão complexo.

Por ser online, o sistema é prático e oferece mobilidade para quem o utiliza — inclusive a computação em nuvem auxilia as empresas em crescimento que encorajam o trabalho remoto.

Há o acesso fácil às informações: você só precisa adquirir um software de confiança e ter uma conexão com a internet. O sistema pode ser acessado pelos colaboradores autorizados, por meio de dispositivos móveis, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Melhora os indicadores de produtividade

É como se uma alteração significativa na forma de gerir dados pudesse modificar e melhorar todo o fluxo empresarial, desde a produção até o atendimento ao cliente. Com a otimização de processos internos e a melhora na comunicação interna, percebe-se um aumento nos indicadores de produtividade.

O sistema ERP para pequenas e médias empresas integrado permite que a equipe atualize e compartilhe informações em tempo real — um colaborador não precisa estar na empresa para cadastrar um cliente ou um produto, por exemplo. Como já mencionado no tópico anterior, isso estimula o trabalho em home-office.

No entanto, é necessário haver uma equipe competente, um gestor que saiba analisar os dados para tomar decisões estratégicas e planejamento para que as expectativas relacionadas à produtividade sejam realistas e baseadas em informações concretas.

Garante a simplificação e a otimização de processos

Diversos benefícios são gerados em relação à simplificação e à otimização de processos quando se utiliza um sistema ERP online, como:

  • redução de custos operacionais;
  • integração dos setores da empresa;
  • aumento da produtividade;
  • otimização do tempo da equipe e do gestor;
  • melhora na comunicação interna;
  • melhor atendimento aos clientes;
  • garantia de mais tempo para focar em questões cruciais para a empresa.

Enfim, neste artigo percebemos por que a sua companhia precisa de um sistema de gestão na nuvem. Além de alinhar-se às outras empresas de destaque no mercado, você poderá iniciar o processo de automação comercial e aumentar o diferencial competitivo por meio da eficiência máxima em gestão, atendimento satisfatório aos clientes e excelência operacional.

Agora que você já sabe por que a sua empresa precisa de um software de automação comercial, o que acha de se informar sobre as outras funcionalidades que um software de gestão empresarial oferece?

Autora: Gabriela Vitória, redatora do GestãoClick, software de gerenciamento empresarial que tem o intuito de otimizar o tempo e as atividades de empreendedores. Experimente grátis!

Gabriela Vitória, redatora do Gestão Click

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *