Vivemos em um mundo altamente dependente da tecnologia, tanto que hoje já é impensável realizar atividades corriqueiras como bater um papo, pagar um boleto ou realizar uma simples cotação sem recorrer a ela. Nossos smartphones e tablets já são basicamente parte de quem somos.

E, se na vida pessoal a tecnologia é tão presente, por que não a trazer também para a área profissional?

A verdade é que a tecnologia é uma ferramenta como qualquer outra e, se a sua empresa não souber utilizá-la em proveito próprio, certamente vai ficar para trás.

As empresas que já implementaram ferramentas tecnológicas em suas operações reportam uma dezena de benefícios nos mais diversos segmentos, da gestão às vendas, da produção à distribuição.

Quando bem empregados, os recursos tecnológicos auxiliam a criar empresas mais inteligentes, otimizadas para produzir mais e melhor, com maior rentabilidade e melhor uso dos recursos disponíveis, além de impactar fortemente a distribuição do tempo da sua equipe e dos resultados por ela conquistados.

A seguir, você confere alguns dos principais recursos tecnológicos que vão ajudar a sua empresa a se organizar de forma mais inteligente e competitiva, conquistando cada vez mais espaço no mercado. Boa leitura!

Cloudy Computing: acessibilidade 24/7

A Nuvem é um dos principais recursos tecnológicos para empresas da atualidade. Ela permite armazenar documentos e dados em softwares armazenados fora dos servidores físicos da sua empresa.

Entre as principais vantagens dessa tecnologia está o fornecimento contínuo de acesso aos dados armazenados na nuvem, através de login realizado em qualquer dispositivo conectado à internet. Além disso, o recurso à servidores externos reduz significativamente o seu custo inicial para instalação e manutenção de hardware local.

E, é claro, a sua empresa pode contar com toda a estrutura de segurança da informação disponibilizada pelos grandes provedores, incluindo políticas de backup e plano de contenção que garantam a estabilidade do acesso.

Automação de marketing: aumentando seu alcance

Em tempos de alta conectividade, as ferramentas de automação de marketing permitem aumentar o alcance das suas ações de divulgação. Uma boa ferramenta desse nicho são os softwares CRM, soluções que acompanham a evolução do seu lead ao longo de todo o funil de vendas, até a efetivação da compra.

Um CRM de qualidade oferece ferramentas que auxiliam a sua equipe a saber qual o melhor momento para entrar em contato com os clientes, e quais as melhores ofertas para cada um deles.

Além da inteligência aplicada à gestão de clientes, soluções tecnológicas como chatbots e email marketing tornam a interação entre o cliente e a marca muito mais dinâmica e personalizada. Em outras palavras, o uso inteligente de ferramentas de automação de marketing pode ser a peça que faltava para melhorar a taxa de fidelização de clientes da sua marca.

Kanban: gerindo processos

Qualquer gestor sabe que uma empresa de sucesso deve ser tão bem ajustada quanto um relógio: afinal, em meio à grande quantidade de processos paralelos, é muitas vezes difícil acompanhar na minúcia cada uma das etapas dos projetos e processos em andamento.

Uma boa forma de agilizar a gestão de processos e projetos é a utilização da técnica Kanban. Invenção japonesa, o Kanban oferece como principal benefício a organização visual das atividades em três colunas: ações por fazer, em andamento e completas.

Essa organização facilita o controle não só da gestão, mas de todos os membros da equipe envolvidos nos projetos, agilizando a avaliação do andamento de cada etapa e de cada meta preestabelecida.

E, o melhor: já existem softwares diversos que oferecem uma modalidade online do Kanban, tornando a gestão de processos ainda mais simples e acessível!

ERP: descomplicando a gestão

Controle financeiro, gestão da equipe, elaboração de planejamento estratégico, emissão de documentos fiscais: a burocracia envolvida na administração de uma empresa não é pequena! E ela acaba consumindo muito tempo e energia que poderiam ser melhores empregados no desenvolvimento da sua empresa.

E é aí que uma ferramenta tecnológica do tipo ERP ajuda a tornar a gestão da sua empresa mais simples e ainda mais inteligente.

Um ERP é um software que concentra os principais dados referentes à operação do seu negócio, permitindo controlar em um só lugar todas as suas movimentações de estoque, seus contatos com fornecedores, as vendas realizadas, controlar contas a pagar e a receber, realizar o seu fluxo de caixa e conciliação bancária.

Ao integrar os dados de todos os setores da sua empresa em uma única plataforma, o ERP ajuda a reduzir os erros e desencontros mais banais do dia a dia, que acabam por impactar grandemente suas vendas e sua produção ao final do mês. Uma comunicação mais eficiente se traduz, da mesma forma, em resultados muito mais animadores para a sua marca.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios da aplicação inteligente da tecnologia às operações da sua empresa, que tal conhecer o sistema ERP online do GestãoClick? Faça o teste e descubra como o GestãoClick pode tornar a administração da sua empresa ainda mais inteligente e tecnológica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *