O Github, uma das maiores plataformas sociais de repositórios de código atualmente, além de adquirida pela Microsoft por 7.5 Bilhões de dólares, deu um passo a frente para um modelo de open source sustentável.

Conheça o Github sponsor, uma maneira de ser pago pelas suas contribuições open source

Esta é a Mona Lisa octocat, uma usuária feliz que foi patrocinada 🙂

 

Você que já contribuiu com projetos open source sabe do trabalho que é realizar a tarefa para um projeto. Seja sua motivação ajudar a sociedade com algum projeto que impacta positivamente no mundo, ou se quer ser desafio e até mesmo ter uma contribuição no currículo, você está realizando um trabalho comunitário. Muitos destes projetos podem ser tão complexos que requer dedicação total e até pode ser mantido por empresas, como é o caso do framework React, linguagens como o Node.js e até o próprio Linux, que dela surge várias outras iniciativas e empresas bilionárias como a Red Hat.

Ainda não contribuiu? Veja nossas tarefas abertas para desenvolvimento no Gitpay e contribua com o Open Source.

O Github lançou uma ferramenta em que é possível receber patrocínios pelo Github para que você possa contribuir com o Open Source e receber por isto. Com isto, alguns desenvolvedores conseguem dedicar-se profissionalmente a manterem seus projetos e recebendo um salário por isto.

O legal de trabalhar em projetos open source é ter o apoio da comunidade para resolver os problemas, desta forma serve como um dos melhores formas de aprender na prática e obter mentoria.

Um depoimento de um desenvolvedor que contribuiu com um projeto Open Source.
Fonte: https://opensource.guide/pt/how-to-contribute/

Como funciona

Para explicar como funciona o Sponsor do Github, irei mostrar como comecei o beta do programa para que vocês possam entender como vai funcionar.

Exemplo de um perfil de um usuário do Github que pode receber patrocínio

Assim, você pode preencher seu perfil dizendo para que pretende receber o patrocínio e com isto você pode criar diversos tipos de assinaturas para estimular seus patrocinadores baseado nos diversos interesses e contribuições que você pode fazer.

Existem várias ferramentas realizando alguma forma de monetização pelo trabalho open source. Com o passar do tempo, cada vez mais projetos open source são usados por empresas, economizando bilhões de dólares, e elas começaram a perceber que precisam investir de volta para que os projetos sejam mantidos.

Algumas plataformas, como a Open Collective, onde arrecado fundos para o projeto Material Sense, um template de Dashboard para React, oferecem modelos de investimento por empresas e por colaboradores de forma transparente, conseguindo manter projetos open source como organizações independentes.

Temos também o BountySource para arrecadar fundos para desenvolvimento de projetos, e muitas grandes empresas como o Facebook e a própria Microsoft estão lá investindo em projetos.

Para desenvolver tarefas para projetos temos também o Gitpay, uma plataforma de pagamento para conclusão de projetos do Github e Bitbucket.

Você pode contribuir ajudando na resolução das issues e entendendo melhor como funciona este universo de contribuição open source. Desta forma você entrará em contato com o Git Workflow e adquirir experiência nos processos de desenvolvimento ágeis.

Competição no Open Source?

Como vimos aqui, a iniciativa do Github é voltada para o desenvolvedor, para que ele seja pago por ser um membro ativo na comunidade e que continue trabalhando em projetos que ele goste. Já outras plataformas citadas estão mais voltadas para arrecadar fundos e manter projetos em si, distribuindo o pagamento entre toda comunidade.

Um mercado completa o outro e são parte de um novo mercado para a sustentabilidade do Open Source, que atualmente é um impulsionador de tecnologias independentes.

Futuro do trabalho?

Estas novas formas de desenvolvimento sob demanda e sustentável, que mantem projetos onde somos livre para colaborar e também agora para dedicarmos full-time e sermos pago por isto fazem parte do futuro do trabalho, onde as relações entre cliente e desenvolvimento não seja diretamente de projetos para empresas, temos também agora novas oportunidades para trabalhar em bibliotecas e ferramentas de desenvolvimento utilizado por várias empresas e pessoas no mundo.

Novos botões que estarão disponíveis no perfil do Github para que contribuidores possam ser patrocinados. Ele irá prover acesso a serviços para patrocinar projetos e causas. Entre eles, o Open Collective.

Principais projetos Open Source de relevância:

fonte: https://www.quora.com/What-are-the-most-popular-GitHub-repositories-of-all-time

  1. twbs/bootstrap – CSS – 82,854 stars – 33,399 forks
  2. vhf/free-programming-books – 41,036 stars – 9,212 forks
  3. angular/angular.js – JavaScript – 40,367 stars – 17,387 forks
  4. mbostock/d3 – JavaScript – 39,407 stars – 10,156 forks
  5. joyent/node – JavaScript  – 37,089 stars – 8,387 forks

Contribuir com um projeto desses lhe dá relevância na comunidade e empresas vão valorizar ainda mais seu currículo. Mas antes mesmo de pensar em contribuir com projetos de grande relevância, você pode começar com qualquer projeto e não necessariamente com código.

Temos uma prática, chamada de Good First Issue, onde marcamos nas tarefas do projeto no Github issues que são um bom começo. Uma outra iniciativa para quem está começando é o First timers only, onde projetos incentivam aos que estão iniciando com as primeiras contribuições a entrarem no processo sem se perder, pois o processo de colaboração em comunidade exige processos que suportem a integração e colaboração de forma fluida. Temos um exemplo no Gitpay de uma issue criada para os usuários que nunca fizeram uma contribuição anteriormente e podem começar sem necessariamente trabalhar diretamente no código.

Comece já a contribuir e ter o suporte da nossa comunidade e aprenda e entre nessa nova era do trabalho independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *