Por que UI e UX são tão importantes para sua empresa?

Com o incrível avanço da tecnologia e o seu uso crescente, ela se tornou parte de nossa vida. Está em toda parte, está no que fazemos, pensamos, vemos, tocamos. Estamos cercados pelo ambiente tecnológico. E neste mundo avançado e acelerado, todos preferem a velocidade e a tecnologia mais recente. 

Por exemplo, se você está comprando algo online para você em um site, e o mesmo parece bom e está funcionando perfeitamente, e respondendo rapidamente, você se interessará, caso contrário, irá para outro. Aí vem onde a interface do usuário e o UX do site são importantes para o usuário final.

Desde então, todos os esforços que você está fazendo para criar um site, apresentando seus negócios online, é claro, você está fazendo tudo para aumentar seu alcance para seus clientes. Portanto, se seu usuário não estiver gostando de seus esforços, todos serão desperdiçados. 

Seja um aplicativo ou site móvel, a interface do usuário (UI) e o design da experiência do usuário (UX) são muito importantes. O primeiro passo é entender o design e desenvolvimento de UI e UX.

UI – É tudo sobre aparência!

O que é design de interface do usuário?

UI Design é o elemento visual que compõe um produto ou experiência digital. Isso inclui o design de telas, botões, ícones, imagens, texto e todos os outros elementos visuais com os quais o usuário verá e interagirá. É o processo de melhorar a apresentação e a interatividade do aplicativo da web ou móvel.

UX – Qual é a experiência!

O que é design de UX?

O Design da experiência do usuário (UX) é o deve ser feito para melhorar a experiência dos usuários quando eles interagem com o seu aplicativo ou site, a fim de atingir seu objetivo de proporcionar a máxima satisfação do cliente. 

Ele mantém os clientes em mente e cria o básico de qualquer aplicativo. Ele se concentra principalmente na criação de wireframes e na estruturação de todos os seus componentes e elementos para criar o fluxo do usuário.

Importância do design da interface do usuário UX

O objetivo principal de qualquer empresa é aumentar suas vendas e o crescimento do seu negócio. O design de UX / UI desempenha um papel essencial na conquista desse objetivo. O aplicativo ou site melhora a experiência e a satisfação do cliente, ajudando a aumentar o número de usuários.

A UI e o UX ajudam a conquistar a confiança dos consumidores e fazê-los usar seu aplicativo ou site, fornecendo o que eles estão procurando. O número de consumidores que você está recebendo no seu site/aplicativo pode medir o sucesso da excelente interface do usuário e UX.

Para uma empresa iniciante ou não, a importância do design de interface do usuário e UX se torna ainda mais crucial, pois a primeira impressão é a que dura muito mais tempo na mente do usuário e o uso do design de interface e UX pode fazer ou quebrar o reconhecimento da marca.

Componentes principais do design da interface do usuário UX
Arquitetura de informação

A Arquitetura da Informação, também conhecida como IA, tem como objetivo satisfazer as estratégias de negócios, projetando a estrutura de informações do aplicativo ou do site. O papel principal da IA ​​é fornecer a seus usuários uma navegação fácil, independentemente do navegador que eles estejam usando. Trata-se de usar as permutações e combinações máximas para fornecer o melhor e um menu de navegação de nível superior.

Design de interação

Design de interação refere-se à criação do design conceitual com o qual os usuários interagem com o produto e/ou aplicativo. Essa interação inclui vários elementos, como estética, cor, fonte, ícones, imagens, movimento, som, espaço, gráficos, etc.

Usabilidade

Usabilidade também pode ser chamada de facilidade de uso. Além de descobrir se os usuários consomem as informações desejadas utilizando o aplicativo ou visitando o site pela primeira vez e se o aplicativo/site é fácil de navegar, a usabilidade também compreende as maneiras de lidar com os erros.

Wireframing

O wireframing é sobre a criação de uma amostra do aplicativo para testar os recursos, a aparência e a usabilidade do aplicativo antes que ele seja realmente lançado. É uma maneira barata de testar a funcionalidade e avaliar se o aplicativo atende ao objetivo.

Design visual

O design visual do aplicativo ou do site é como definir a marca da empresa. A finalização do design visual pode afetar o comportamento dos usuários e, portanto, é o componente mais importante do design da interface do usuário. 

Não se trata apenas de selecionar as melhores imagens, cores, ícones, fontes, mas também de identificar a aparência do aplicativo que afeta a interação de seus usuários.

Razões pelas quais seu aplicativo precisa de um design Ul / UX eficiente

Apresentar um design Ul / UX eficaz para um aplicativo deve ser sempre uma prioridade dos proprietários de aplicativos. Isso necessita de uma pesquisa completa e um planejamento para entender quais as necessidades de seus usuários e o problema que você pode resolver com seu aplicativo. 

Motivos pelos quais você precisa de um bom design para seu aplicativo:
Aumenta a satisfação do cliente e ajudar a melhorar o ROI

Um excelente design oferece aos seus clientes conteúdos atraentes e uma fácil navegação no aplicativo. Isso deixa o cliente satisfeito com os serviços que você disponibiliza. Clientes felizes com a experiência, sempre recomendam seu aplicativo para outras pessoas. Isso leva a um aumento de clientes e eles também se tornarão fiéis à sua marca, aumentando o ROI do seu negócio.

Ajuda você a entender seu público

Antes de criar um Ul / UX, é necessário entender as necessidades de seus clientes. Isso significa que seu design deve ser criado com o foco no seu público-alvo. Seu aplicativo atrairá o público-alvo para o qual você o criou. 

Além disso, permite segmentar seu público, o que é crucial para entender o que cada um deseja. A compreensão deles facilita a conversão dos clientes em potencial em seus clientes fiéis, aumentando assim as vendas reais.

Constrói sua marca

Investir em um design Ul / UX ajuda a aumentar a satisfação do seu cliente. As pessoas gostam de trabalhar com marcas que as fazem felizes. Então eles estarão mais dispostos a apontar recursos que você pode melhorar e, como resultado, você investe na atualização de seu aplicativo. 

O que faz com que a credibilidade do seu negócio aumente, pois o cliente cria bons relacionamentos com sua empresa e marca. E o crescimento e o valor da sua empresa é o resultado desses esforços.

Economize tempo e dinheiro

Se você investe em um excelente design Ul / UX, há uma chance mínima de seus clientes encontrarem algum problema com seu aplicativo. Um produto bem feito não precisará de atualizações frequentes e com isso, você economiza dinheiro e tempo que gastaria no desenvolvimento de uma melhoria. As atualizações requerem alguns investimentos de dinheiro e tempo o que pode resultar em perdas para o seu negócio.

Como o design do Ul / UX faz com que seu aplicativo seja bem-sucedido?

Os aplicativos mais bem-sucedidos, como por exemplo o WhatsApp, ofereceram aos usuários uma navegação perfeita e uma interface atraente. Pensar no desenvolvimento de um aplicativo com um design Ul / UX eficaz é o ponto de partida para ter um aplicativo de sucesso. 

A maioria dos usuários de aplicativos preferem um aplicativo visualmente atraente e fácil de usar do que aquele que possui uma ótima funcionalidade, mas com uma aparência menos atraente.

Ter uma interface agradável de navegar oferece aos usuários uma sensação realista ao usar seu aplicativo. Com isso, acaba fornecendo a eles um fluxo contínuo de informações valiosas. Mais e mais usuários ficarão interessados ​​no seu aplicativo, e assim acaba por cria um tráfego orgânico.

Isso levará a um aumento nas taxas de conversão o que aumentará o posicionamento da sua marca. Portanto, é essencial contratar um designer que seja experiente no Ul / UX para garantir que seu aplicativo seja interativo e agradável para os usuários.

O que é mais importante no design da interface do usuário / UX?

Há uma diferença significativa entre a interface do usuário e o UX, pois os dois componentes são essenciais durante o desenvolvimento do site e também na fase contínua de otimização de desempenho. 

A interface do usuário e o UX se complementam e, sem um ou outro, seu site pode se inclinar para um dos seguintes cenários:

  • Um site esteticamente bonito, difícil de navegar, localizar conteúdo e apelos à ação;
  • Um site fácil de navegar com recursos visuais ruins que estragam o posicionamento da marca e a experiência do usuário.

A partir dos cenários acima, é evidente que não há como fugir da otimização da interface do usuário e do UX em um site. No final do dia, o objetivo final é proporcionar uma ótima experiência ao visitante e o que os usuários podem realizar com suas ações.

Por que o design de UI / UX é significativo para o crescimento dos negócios?

Como o desenvolvimento de UI e UX se concentra amplamente na satisfação e no prazer dos usuários, ele desempenha um papel importante no sucesso dos negócios. Do ponto de vista de um negócio, é essencial enfatizar a satisfação dos usuários, a fim de construir o valor da marca e a reputação do negócio. 

A necessidade do serviço de design da interface do usuário UX para atrair a atenção e a receita dos consumidores com os produtos da empresa é bastante crucial. Se os usuários estiverem navegando em seus sites ou usando seus aplicativos, é de sua responsabilidade e dos desenvolvedores de UI e UX navegá-los até o destino predeterminado da maneira mais eficiente.

Artigo escrito por Adriano Luz, fundador da agência WebTrends

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *