Antes de ler este post, aconselho lerem primeiro a parte 01.

Logo abaixo vai a solução postada no grupo oficial do Jquery.

Houve um recente alvoroço de emails na lista de discussão sobre o conflito com o uso do Mootools em conjunção com o Jquery. Quando o Mootools lançou a versão 1.1, eles renomearam seus eventos expando para $events, deste modo haveria um conflito instantâneo com o jQuery.

Bem, o desenvolvedor brasileiro Alexandre Magno http://blog.alexandremagno.net/) veio com uma publicação com uma simples solução sobre este problema, renomeie o $event expando no Mootools!

“Eu encontrei uma solução que trabalha perfeitamente. Eu sou o exemplo vivo de que precisamos as vezes usar ambas frameworks. Eu desenvolvo todos os meus projetos em Jquery, por que foi a que aprendi mais fácil e me sentir mais confortável. Nada contra o Mootools, que é uma bela framework também… Mas eu precisei do Fancy Upload para trabalhar e só é possível com o Mootools, eu fiz tudo, mas não funcionou por causa do conflito com a variável $event. Eu resolvi este problema baixando o mootools sem nenhuma compressão, usei um software como aptana, dreamweaver, ou até mesmo notepad para substituir todas as ocorrências de $event para $event2 por exemplo, e comprimi novamente a biblioteca novamente. Desta maneira, as duas frameworks trabalham perfeitamente, desde que usando o jquery com o noConflit devidademente configurado. Eu espero que isto funcione e breve eu irei desenvolver um sistema de upload para jquery para não ter que usar ambos. É uma vergonha para a equipe do Mootools esperar o jQuery resolver este problema em que ninguém é culpado… é só convenção… por que simplesmente não mudam $event para $mootoolsEvent ou $mooEvent por exemplo??? As vezes é necessário usar ambas, sem dúvida.”

Isto foi postado no forum do MooTools em resposta há um post em que John e eu estávamos tentando resolver um problema de integração de um para um usuário que deseja usar MooTools e jQuery juntos. Nós percebemos o quão irrealista esperar que desenvolvedores irão usar somente uma framework e a equipe vem fazendo grandes esforços para garantir um nível satisfatório de integração entre outras bibliotecas com o uso do noConlict(). No jQuery v1.2, nós fomos mais além para permitir o renomeamento dos eventos expando para qualquer que seja, evitando qualquer conflito.
Enquanto isto não seja um bug do jQuery, nós nos sétimos muito e desenvolvedores integrarem suas ferramentas e nunca trabalhando para que o jQuery seja um gargalo.
Obrigado John e a equipe do jQuery por continuar fazer o jQuery uma solução flexível e obrigado a você Alexandre por expandir o alcance do jQuery para os brasileiros e oferecer esta saída.
Rey…

Gostaria de agradecer o Ray pela oportunidade e ao invés de mostrar o funcionamento do Fancy Upload, irei desenvolver como prometido uma ferramenta semelhante para o jQuery. Vai ser meu primeiro plugin, então mãos à Obra. Dúvidas com o noConflict() será postada aqui breve.

16 Replies to “Jquery, Mootools e múltiplos uploads – parte 02”

  1. Alexandrão, já falei que sou seu fã?

    Estou contigo nesse plugin aí, hein!

    Também sou fã irrestrito do jQuery e precisamos de um plugin do nível do Fancy, para jQuery.

    Se precisar de algo, pode contar… sabe disso.

  2. aê tmferreira, muito obrigado pela honra meu caro, vou precisar da ajuda assim, pois o jQuery no Brasil está bem representado. Você pode ajudar com sua experiência em programação… valeu mesmo cara, abraço!

  3. Eu já tentei isto mas não consegui, quando você tem que enviar dados juntos, primeiro envie as fotos, depois exiba elas em thumbs com os campos para serem preenchidos… como no upload do Flickr, primeiro você faz upload, depois descreva as fotos. Eu tive que fazer um sistema parecido, engraçado você perguntar isto. Usei ajax para a pessoa descrever as fotos, um raciocício parecido com o post que fiz sobre verificar login… Se não tiver entendido, este é o meu próximo post… abraços…

  4. Olá Alexandre,

    Estou fazendo o upload com ASP, o arquivo vai para a pasta e até ai tudo bem, mas o problema é que para todo arquivo enviado ele me retorna o erro “Falha no upload (404)”. Tem idéia porque está acontecendo isso?!

    Desde já, obrigado!

    Grande abraço!

  5. Cara parabéns pelo seu “post”. Estava precisando mesmo de achar isso aqui. Pois estou querendo mesmo implementar FancyUpload e + jquery, já esta em andamento. Só que é o seguinte essas várias que você disse: “$event” na versão 1.1.1 do mootools estão todas $events, igual era antes! Então já tem uma certa diferença, possibilitando assim o funcionamento entre as duas libs, certo? E mesmo usando o noConflit está dando conflito entre eles. Estou usando as jquery 1.2.1 + mootools 1.1.1. E peço desculpas por minha ignorância,se disse algo de errado. Espero sua opnião.

  6. Brother, acabei de resolver o problema aqui. E assim, se precisar de ajuda pra desenvolver o plugin, coloco a sua disposição caso precise. Pois igual aquele ditado “uma mão lava a outra”. Um grande abraço e um ótimo feriado.

  7. Parabéns pelo belo artigo!!
    só estou com uma dúvida…
    estou fazendo um site em asp, e o internet explorer
    com o asp não aceita mais q 2 megas…

    Existe alguma possibilidade de eu enviar aquivos
    grandes com esse jquery+mootools+flash?

    se puder me add no msn, abraços!
    msn: diguetudo@hotmail.com

  8. Seguinte, Uso o Thicbox (jquery) e o Slide Show (mootools) Porem eu fiz a dica e nao acho nem a pau o mootools v1.1 sem ser comprimido. o foda e você ter que decidi um ou outro, cendo que eu podia ter os 2, alguem me ajuda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.