A expressão UX Design ganhou popularidade nos últimos tempos, principalmente dentro de grandes empresas. UX é a sigla que abrevia o termo User Experience – que, em português significa experiência do usuário. Com o amplo desenvolvimento de novas tecnologias, bem como a rápida expansão do uso da internet, o termo ganhou novos significados e aplicações, para facilitar a vida de empresas que se preocupam com seus usuários.

O que é UX Design?

O objetivo da área de UX Design é o de criar uma experiência única, gratificante e de alto nível para usuários de determinados produtos e serviços. A ideia é que essa seja uma preocupação desde o início da concepção de tais produtos e serviços – que eles sejam planejados e desenvolvidos, já em seus protótipos, de forma a entregar às pessoas algo que elas gostem de consumir.

Parece que essa é uma etapa óbvia no planejamento de qualquer projeto, mas na prática não é bem assim que funciona. Existem muitas empresas que não levam a experiência do usuário a sério, o que futuramente pode trazer problemas para a empresa – ainda mais quando as pessoas usam a internet  para se certificar de que determinados serviços e produtos valem a pena.

UX Design, portanto é responsável por criar um processo de desenvolvimento de produto que tenha como base as necessidades dos usuários e que entregue altos níveis de satisfação durante o consumo. Para chegar ao fundo desses conceitos, é preciso entender alguns fatores: como os usuários querem usar esse produto/serviço? Como eles poderão acessar de fato? A diferença entre a resposta dessas duas perguntas é o que torna o trabalho do profissional de UX um grande desafio.

Vantagens de UX Design

São muitos os benefícios de priorizar a experiência do usuário dentro da sua empresa.

A experiência do usuário é pautada por vários fatores que podem influência o consumo de um serviço ou produto. O principal deles, sem dúvida, é a interface desse serviço – por isso a experiência é aliada ao design. Além disso, algumas práticas dos profissionais da área ajudam a mapear o processo de criação e desenvolvimento do projeto – o que agrega valor à presença de designers no time de UX Design.

Além disso, como já ressaltado, ela influencia diretamente nos níveis de satisfação do cliente. Se o seu produto ou serviço impacta alguém de forma positiva, é possível que você fidelize essa pessoa e que, em algum momento, ela venha a se tornar um embaixador da sua marca – e que ela recomende a experiência para outras pessoas. De forma orgânica, você acaba por aumentar a autoridade do seu produto e da sua empresa.

Ferramentas de UX Design

É preciso saber usar as ferramentas certas para implementar a área de UX Design dentro da sua empresa. O primeiro passo consiste em ter uma equipe centrada no usuário. Afinal, este não é um trabalho apenas dos gerentes de projeto; o projeto de experiência do usuário deve ser minuciosamente estruturado e dividido entre profissionais diversos que possam agregar insumos ao processo.

Para isso, é preciso contar com um time que conheça as estratégias e técnicas de geração de ideias, planejamento, desenho, validação e pesquisa, métricas e lançamento de um produto mínimo viável. Além disso, é essencial que o líder do projeto saiba trabalhar com métricas de sucesso, para avaliar e monitorar a reação dos usuários que consumirem o serviço quando ele estiver disponível no mercado.

Uma das métricas mais importantes para coletar e avaliar essas reações é conhecida como HEART: Happiness (Felicidade), Engagement (Engajamento), Adoption (Adoção), Retention (Retenção) e Task Success (Sucesso das Tarefas). Cada uma dessas etapas consolida informações importantes sobre a experiência do usuário, gerando insights para aprimorar o serviço ou produto oferecido.

Se você deseja aprender mais sobre o conceito e UX Design e entender todas as definições e processos citados nesse texto, sugerimos que você assista ao curso UX Design & Design Thinking: Experiência do Usuário nos negócios. Ele aprofunda os conceitos fundamentais da área e te ensina o passo a passo para trabalhar o UX Design com sucesso dentro da sua empresa.

Você também aprende os principais conceitos de Lean Startup, Design Thinking e desenvolvimento ágil, para acelerar os seus projetos. Essas são táticas que focam no problema dos usuários do produto, fazendo com que você absorva as informações importantes do mercado e responda a elas com agilidade

Esse é um curso essencial para quem deseja se manter atualizado para o mercado de trabalho. Se a sua empresa não trabalha com a experiência do usuário, essa é uma ótima oportunidade de implementar o conceito, entregar o melhor produto ao mercado e alavancar os resultados do seu negócio. Não perca tempo!

Este é um texto convidado escrito por:

Diêgo Sousa, Piauiense e Analista de Conteúdo na Udemy Brasil, localizada em São Paulo. Ele enviou este texto para falarmos de UX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *