Photo by Eftakher Alam on Unsplash

A popularização das criptomoedas tem um grande impacto para o mercado de forma geral,  isso se deve ao fato de que as transações por esse meio possuem um grande potencial de segurança e valorização.

Diferentemente de outras moedas, não há mediação de terceiros, mas o princípio é o mesmo: viabilizar trocas em meio serviços e bens.

Por mais que existam locais que ainda não tenham adotado totalmente essa forma de transação, a visibilidade das criptomoedas já é notória e diversas empresas já estudam ou implementaram esse recurso.

Por exemplo, caso se trate de um e-commerce segmentado voltado a EPI’s como óculos de proteção transparente, máscara e bota de segurança preta cujo público alvo são outras empresas, aceitar criptomoedas pode ser uma forma favorável de expansão, mas é preciso se ater a regulamentação e outros fatores que serão abordados a seguir.

Conheça o funcionamento da criptomoeda

Antes de apresentar o papel que as criptomoedas podem assumir nas corporações, em prol de garantir uma melhor compreensão, é importante abordar alguns dados sobre esse tipo de recurso.

De um modo geral, essas moedas virtuais são entradas restritas em um banco de informações que não pode ser alterado a não ser que determinados aspectos específicos sejam atendidos.

Ainda mais, é uma modalidade descentralizada, ou seja, que não apresenta uma autoridade central e servidores envolvidos. Cada transação abrange computadores complexos e equações conduzidas por um software que recebe o nome de blockchain, associado pela alta segurança do processo.

O mais interessante nesse processo é a criptografia envolvida, onde há o consenso dos participantes das transações a respeito das bases de dados compartilhados e armazenados.

O ativo digital é trocado sem sofrer alteração e não exige averiguação de terceiros. Dessa maneira, é um procedimento que transmite grande confiabilidade.

Quando se fala em criptomoeda, termos como moeda digital ou virtual também são aplicados e todas as nomenclaturas apresentam referências importantes sobre o recurso e as principais distinções a respeito da moeda tradicional, como o caráter intangível e a criptografia.

Além desses aspectos, é válido citar que a viabilidade das transações no meio virtual se dá pelas carteiras digitais e por essa razão, a movimentação desses elementos possuem grande impacto para a cotação das criptomoedas, assim como outros fatores que serão abordados ao longo do texto.

Quais são os tipos de criptomoedas?

Conforme será observado a seguir, há uma série de criptomoedas que podem ser empregadas e nesse cenário abrangente, é imprescindível ter suporte profissional para evitar transtornos.

1) Bitcoin 

Por mais que existam diversos tipos de criptomoedas, a de maior visibilidade é o bitcoin, pois apresenta-se de forma mais estruturada e mais favorável para transações comerciais mais ágeis e de fato seguras.

Empreendedores que atuem com os mais diversos produtos, de fornecedores do setor alimentício aos profissionais que trabalham na fabricação de calças de uniformes profissionais, devem ter a consciência de que a valorização ao se tratar do bitcoin é um aspecto amplamente discutido devido ao algoritmo que aponta a produção de 21 milhões de unidades. 

Devido ao seu caráter limitado, aponta-se que essa criptomoeda ganhe cada vez mais espaço ao tratar-se de investimentos.

2) Ethereum

Essa alternativa é mais recente ao ser comparada com a anterior, sendo lançada no ano de 2014. Nesse caso, a rede blockchain também é disponibilizada para gerar outros projetos e apontado como sistema financeiro.

Ainda mais, o protocolo empregado nessa criptomoeda também serviu como base para gerar outras moedas virtuais.

3) Litecoin

Trata-se de uma alternativa com características semelhantes ao bitcoin, mas relativamente mais acessível e uma taxa inferior para o bloqueio. É apontada como uma das criptomoedas mais seguras, além de ter a mesma base de código do bitcoin.

Um e-commerce que trabalhe com maquinários para a indústria e construção civil, como  locação de betoneira ou produtos relacionados, notará a abordagem ágil nas transações, aspecto que distingue o litecoin de outras moedas.

4) Ripple

Também nomeado como XRP, essa forma de criptomoeda apresenta determinadas distinções ainda mais evidentes em relação às alternativas anteriores. Empresas que atuam com produtos como o kit cipa e outros setores variados e buscam por menores atrasos e taxas podem encontrar uma opção favorável nesse caso.

É classificado tanto como uma rede de pagamento aberta quanto uma moeda digital. A principal razão para tais divergências está associada ao fato de que essa criptomoeda foi gerada com a proposta de proporcionar mais recursos tecnológicos para instituições financeiras.

Sendo assim, não seria diretamente uma opção para empresas como fabricantes de motor para portão basculante, mas com as aplicações adequadas poderia ser uma mudança positiva para o mercado de forma geral.

5) Monero

A característica de maior impacto em relação a essa criptomoeda é que cada transação é oculta e tem um endereço singular devido a aplicação do código CrytoNote a partir do zero. 

Desta maneira, diferentemente do bitcoin, que é a criptomoeda mais visada, essa alternativa viabiliza a adoção de uma senha para dados completos do procedimento que só pode ser utilizada pelo destinatário ou por quem possuir o código.

Quais são as vantagens das criptomoedas?

Tendo-se como exemplo predominantemente a utilização de bitcoins devido a maior visibilidade, entre as vantagens de maior destaque é válido citar a criptografia blockchain já abordada, agilidade e custos transacionais.

Devido a esses aspectos, não exige aparatos de proteção comuns aos recursos financeiros tradicionais, como cofres em bancos, locais com sistema de câmeras de segurança e diversas formas de proteção.

Além dos fatores apresentados, existe a possibilidade de gerar carteiras para a liberação de recursos para pessoas diversas, o que facilita o uso em corporações.

O modo de acompanhamento das transações é relativamente prático, uma vez que os dados sobre as operações que envolvem os bitcoins podem ser apresentados de forma pública.

Por exemplo, se uma fábrica de camisetas personalizadas deseja acompanhar a prestação de contas, é possível acessar uma plataforma específica de investimentos para o devido controle.

Ainda mais, um fator que atrai significativamente os empreendedores são as tarifas baixas das operações, em especial, ao comparar com as transações tradicionais.

Apesar dos grandes benefícios relatados, o setor financeiro, seja ele ligado ao meio virtual como o caso das criptomoedas ou não, conta com certa volatilidade, entre outros aspectos apresentados ao longo do texto que exigem atenção. 

Dessa maneira, é interessante ter o suporte de profissionais especializados para que a corporação de fato encontre uma vantagem competitiva e garanta um desenvolvimento sustentável. 

Fatores de impacto no mercado de criptomoedas

Naturalmente, para os empreendedores que desejam apostar nas criptomoedas, ter consciência dos principais aspectos que influenciam neste cenário é imprescindível para evitar transtornos.

Por exemplo, se o responsável por um empreendimento de comunicação visual que fornece produtos como placas de sinalização interna, não busca pontos básicos como investimento mínimo, riscos e vantagens do mercado de criptomoedas, certamente estará mais propenso a sofrer com prejuízos.

O ideal é que esteja o empreendedor interessado em investir nesse mercado ou aceitar essa de pagamento, que tenha apoio profissional e/ou conhecimento a respeito.

Além da movimentação das carteiras digitais citada, o sistema de oferta e procura também tem grande impacto para a cotação, pois quanto mais elevada for a procura por algum tipo de moeda, maior será o valor.

A situação do mercado em si pode influenciar consideravelmente fatores relevantes para as empresas, como os clientes, imagem e as taxas cobradas.

A razão está associada ao fato de que apesar de ser um meio descentralizado, as transações comerciais e oscilações do mercado afetam esses pontos de tal forma de que em um mesmo território facilmente valores divergentes são detectados.

Já no que diz respeito aos investimentos, se o indivíduo está em dúvida sobre as distinções e semelhanças entre o mercado tradicional de ações e o de criptomoedas, é interessante citar os seguintes aspectos:

  • Valores iniciais;
  • Horário de funcionamento;
  • Momento ideal;
  • Volatilidade.

Essa é uma das divergências mais notáveis, pois enquanto o mercado de ações tem horários bem definidos com atividade nos dias úteis, o ativo referente as criptomoedas é integral, o que reforça sua flexibilidade.

Ao falar do momento ideal, em ambos os casos requer muita análise para agir com o máximo de segurança o possível. É algo que está relacionado com o próximo aspecto, a volatilidade já abordada.

Isso se deve ao fato de que a reversão das tendências de valores com baixa no mercado muitas vezes pode ocorrer, mesmo que exija um certo período. 

Conforme citado, os valores iniciais são distintos, mas o ideal é que nos dois casos, principalmente no período de adaptação à oscilação do mercado, que os investimentos sejam baixos.

Pode-se perceber que apesar da volatilidade e exploração ainda tímida em alguns locais, as criptomoedas apresentam grande potencial devido às vantagens variadas que podem proporcionar para o mercado.

A diversidade deve ser observada com cautela, pois as moedas virtuais podem atender propósitos variados e nesse cenário os objetivos de cada corporação também devem ser traçados com clareza.

Portanto, é interessante que o empreendedor, independente de sua área, busque sempre conhecimento, suporte especializado para analisar a viabilidade e os pontos mais vantajosos desse tipo de aplicação.

Este é um guest post do guia de investimento. O Guia de Investimento é um portal com artigos informativos sobre o mundo dos negócios, marketing digital e inovação, focado em quem deseja melhorar a sua empresa para se destacar no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *